Os avanços na medicina e a conscientização da população com relação a prevenção e ao uso de preservativos são os grandes responsáveis por uma boa noticia em Assis: a queda no número de mortes de pessoas contaminadas pela AIDS.
Os dados estão disponíveis no portal do Ministério da Saúde, que comparou os períodos entre 1980 e 2009. Enquanto nos períodos de 1980 a 1995 houve 15 mortes causadas por AIDS na cidade, nos anos de 1996 a 2009 o número de óbitos caiu para cinco.
De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o Brasil houve também diminuição no número de novos casos de infecções pelo vírus HIV. Em 2009, de cada 100 mil habitantes, 18.8 contraíram a doença. Em 2010, esse numero caiu para 17.9.
No estado de São Paulo também houve uma leve queda no número de mortes pela AIDS, conforme números divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde.
Em 2010, a AIDS matou 3.141 pessoas, ou seja, foram 7,6 mortes por 100 mil habitantes. Em 2009, o índice de mortalidade foi de 7,9.










