Prefeitura de Assis publicou no Diário Oficial o Edital de Seleção nº 01/2026 para o Programa Emergencial de Oportunidade de Trabalho, Suporte, Cuidado, Formação e Inserção Social do Trabalhador em Situação de Vulnerabilidade, denominado “Força de Trabalho”. A iniciativa prevê a oferta de até 100 vagas e o pagamento de um auxílio financeiro mensal de R$ 1.621 aos participantes selecionados.

Instituído pela Lei Municipal nº 7.880/2026 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 10.014/2026, o programa tem caráter assistencial e formativo, com o objetivo de promover inclusão produtiva, proteção social, qualificação profissional e inserção social de trabalhadores em situação de vulnerabilidade residentes em Assis. A participação não gera vínculo empregatício, estatutário ou trabalhista com o município.

De acordo com o edital, os beneficiários desenvolverão atividades de interesse público, associadas a ações de qualificação, acompanhamento e inserção social. As vagas serão distribuídas de forma equitativa entre homens e mulheres.

Quem pode participar

Para concorrer às vagas, o candidato deverá atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

  • Estar desempregado há, no mínimo, três meses;
  • Não ser aposentado, pensionista ou beneficiário da Previdência Social, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Não estar recebendo seguro-desemprego;
  • Residir em Assis há pelo menos um ano;
  • Ter idade mínima de 18 anos.

O edital também estabelece que será admitido apenas um beneficiário por núcleo familiar.

Inscrições em duas etapas

O processo seletivo será realizado em duas fases.

A primeira consiste na pré-inscrição eletrônica, que ocorrerá entre os dias 20, 21 e 22 de julho, por meio de formulário disponibilizado pela Prefeitura.

Já a segunda etapa será composta por entrevista presencial e entrega da documentação, entre os dias 27, 28, 29, 30 e 31 de julho, além de 3, 4 e 5 de agosto, das 8h às 16h, no Cinema Municipal Piracaia, localizado na Rua Brasil, nº 15, em Assis.

Documentação exigida

Na fase presencial, os candidatos deverão apresentar documentos como:

  • Documento oficial com foto e CPF;
  • Comprovante de residência em Assis há pelo menos um ano;
  • Carteira de Trabalho (física ou digital) ou documento equivalente;
  • Declarações exigidas pelo edital;
  • Documentos dos dependentes, quando houver;
  • Comprovante de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), entre outros.

Segundo o edital, a apresentação de informações ou documentos falsos poderá resultar no indeferimento da inscrição ou no desligamento do programa.

Resultado

Após a análise socioeconômica e da documentação, a Comissão de Avaliação fará a classificação dos candidatos. O resultado preliminar será publicado no Diário Oficial e no site da Prefeitura, com previsão de prazo de dois dias úteis para apresentação de recursos. A classificação final será homologada posteriormente pela administração municipal.

Compartilhar.

NOSSOS COLUNISTAS