Buscar no site

Atleta vítima de racismo em transmissão de jogo de vôlei desabafa sobre preconceito: 'Minha cor não é ofensa'

Caso foi registrado durante a 39ª edição Jogos da Juventude, em Maracaí (SP), na partida entre Paraguaçu Paulista e Assis

G1 e informações Redação AssisCity

  • 25/04/23
  • 14:00
  • Atualizado há 52 semanas

O jovem de 18 anos vítima de racismo por parte de um adversário durante a transmissão de uma partida de vôlei pelos Jogos da Juventude de SP, em Maracaí (SP), desabafou sobre o preconceito sofrido dentro da quadra. O evento esportivo reúne jovens entre 15 e 18 anos de municípios do estado de SP na disputa de várias modalidades esportivas.

O caso foi registrado no duelo entre os atletas das cidades de Paraguaçu Paulista (SP) e Assis (SP), disputado na sexta-feira (21). Segundo o boletim de ocorrência, as ofensas de cunho racista foram registradas na transmissão do jogo feita nas redes sociais pela Associação de Vôlei de Assis (AVA).

Em um determinado momento do vídeo, um membro da equipe inicia uma série de comentários ofensivos contra Jhonata Pontes, levantador do time de Paraguaçu Paulista, referindo-se à vítima no gênero feminino, em falas que também têm caráter homofóbico.

"Feia horrorosa, o que aquela preta tá fazendo? Preta feia", disse o jogador em meio à transmissão no Instagram.

Na sequência, o membro da equipe de Assis continua com as ofensas contra o adversário, com comentários pejorativos sobre características fenotípicas da vítima: "Não gosto dela, deixa ela, se eu pegar o cabelo dela, eu arranco tudo, cabelo duro".

Divulgação - Jhonata Pontes, de 18 anos, no centro da imagem ao lado dos colegas de time de Paraguaçu Paulista — Foto: Arquivo Pessoal
Jhonata Pontes, de 18 anos, no centro da imagem ao lado dos colegas de time de Paraguaçu Paulista — Foto: Arquivo Pessoal

Ao g1, Jhonata revelou que ficou sabendo das ofensas assim que saiu da quadra. Segundo ele, as falas, além de gerarem indignação, também trouxeram tristeza pela hostilidade em meio a um ambiente que sempre foi acolhedor para ele.

"No vôlei, encontrei refúgio para fugir de todos os problemas. Dentro da quadra, encontrei uma família e amigos para superar meus problemas. Receber tais palavras da forma que foi me entristece porque chega a ser duvidosa a evolução do ser humano. As pessoas precisam aprender que não há mais espaço para o preconceito e o racismo, internet não é terra sem lei", pontua.

Após a repercussão do caso, o vídeo foi apagado das redes sociais. O caso foi registrado como injúria racial e segue para investigação da Polícia Civil.

"Espero que a justiça seja feita na forma da lei. Infelizmente, sou só um número dentro de tantos que sofrem racismo. Minha cor não é uma ofensa, minha cor é minha origem e história de um povo que sempre foi oprimido e está exausto de ser diminuído", desabafa.

Repúdio nas redes sociais

No mesmo dia do duelo, que terminou com a vitória por 2 sets a 0 para o time de Assis, o clube Vôlei Paraguaçu emitiu uma nota de repúdio em seu perfil nas redes sociais contra as ofensas sofridas por seu jogador. O clube aponta que irá "tomar as atitudes necessárias contra esse crime inaceitável".

"Sabemos que trabalhamos na formação de atletas, que a rivalidade entre os municípios de Assis e Paraguaçu existe há anos e sempre ficou e deve ficar dentro da quadra. Hoje não foi assim. Independente do resultado, nosso atleta foi vítima de um crime, sim, um crime de racismo, e atitudes como essa têm que ser expostas e punidas na forma da lei", diz o comunicado.

Divulgação - Vôlei Paraguaçu repudiou ofensas contra atleta do clube — Foto: Reprodução/Instagram
Vôlei Paraguaçu repudiou ofensas contra atleta do clube — Foto: Reprodução/Instagram

A Associação de Vôlei de Assis também se pronunciou nas redes sociais sobre o caso. O clube afirmou que o autor dos comentários preconceituosos foi identificado e é "menor de idade".

No comunicado, a AVA também pontua que, "tendo em vista a gravidade das falas", "afastou imediatamente o atleta de suas atividades junto ao grupo", suspendendo ainda "todo e qualquer vínculo que o mesmo tenha com a Equipe de Assis".

"A Associação Vôlei Assis destaca que repudia veementemente toda e qualquer prática de racismo e/ou injúria racial, contra quem seja, informando ainda que em sua equipe pessoas com referidas atitudes não possuem espaço", finaliza a nota do clube.

Divulgação - Equipe de Assis informou afastamento do atleta em nota publicada no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram
Equipe de Assis informou afastamento do atleta em nota publicada no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

O departamento municipal de esporte e lazer de Paraguaçu também se manifestou sobre o episódio, afirmando que acionará o departamento jurídico para que o caso seja devidamente investigado e para que situações como essa não se repitam jamais.

Veja a nota:

Divulgação - Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Paraguaçu - Foto: Divulgação
Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Paraguaçu - Foto: Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!