O governo de São Paulo antecipou para esta sexta-feira (15) a reclassificação no plano de flexibilização econômica no estado, prevista para ocorrer em 5 de fevereiro. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (13), após o estado ter registrado piora nos indicadores da Covid-19.
Na coletiva, o governador Doria (PSDB) disse: "Nesta sexta-feira, o governo de São Paulo anunciará uma nova reclassificação do Plano São Paulo, tomando como referência estudos que estão sendo finalizados pelo Centro de Contingência do Covid-19, que nós seguimos religiosamente desde o dia 26 de fevereiro, desde que tivemos o primeiro caso confirmado".
O total de pacientes internados tem se mantido acima de 10 mil desde o inÃcio de dezembro de 2020, o que pressiona o sistema de saúde e interfere no atendimento de outras doenças. Na capital paulista, diversos hospitais da rede pública e privada estão com taxa de ocupação acima dos 90%.
TÃnhamos uma grande preocupação com o final do ano, com os feriados e as aglomerações. Agora, nestes últimos dias, o centro de contingência acompanha diariamente a evolução dos indicadores. Nós observamos que continuamos com essa tendência e [que> seria necessário antecipar aquela reclassificação que havia sido anunciado na sexta para algumas regiões do estado, afirmou Paulo Menezes.
Ele estava se referindo a um anúncio feito pelo governo na semana passada, quando quatro regiões do estado foram colocadas na fase laranja ? no entanto, atividades antes proibidas neste estágio passaram a ser permitidas.
Plano SP Com a mudança de datas, as alterações devem ocorrer uma semana após o governo paulista colocar quatro regiões do estado na fase laranja do plano de flexibilização econômica da quarentena, mas alterar as regras para tornar o estágio mais permissivo.
Algumas atividades, como salões de beleza, academias e parques, por exemplo, passaram a ser permitidas na fase laranja. O atendimento presencial em bares, entretanto, continua proibido.
Com as mudanças no chamado Plano São Paulo, que rege as regras da quarentena no estado, as regiões de Sorocaba, Presidente Prudente, MarÃlia e Registro foram para a fase laranja. O restante do estado foi mantido na fase amarela, que sofreu menos alterações.