Buscar no site

Eleições 2024: Tarumã tem três pré-candidatos a prefeito

Oscar Gozzi endossa o atual vice, Ricardo Madalena respalda a oposição e apresenta os planos do PL, partido de Jair Bolsonaro

Assessoria de Comunicação

  • 03/02/24
  • 09:00
  • Atualizado há 12 semanas

Tarumã se destaca na região ao apresentar um cenário político bem estruturado e organizado para as eleições de 2024. Três nomes estão confirmados para a disputa. Fernandes Baratela, do Republicanos. Fernando Roncada, filiado ao PSD e Silvio do Bolão membro do PDT.

Pelo lado da situação, o prefeito Oscar Gozzi do PSDB, reeleito em 2020 com 4.750 votos, lançou o atual vice-prefeito Fernandes Baratela. Oscar venceu cinco eleições no Município desde 1992. Ele entra no último ano de seu quinto mandato.

Divulgação - Oscar Gozzi, atual prefeito de Tarumã - Foto: Divulgação
Oscar Gozzi, atual prefeito de Tarumã - Foto: Divulgação

Durante o exercício de seu cargo desde 2016, o vice Fernandes se destacou em relação às iniciativas e projetos que a gestão tem implementado. Ele trará consigo o legado de Oscar Gozzi, um político arrojado, com projetos abrangentes e uma extensa rede de contatos políticos.

O atual vice-prefeito Fernandes Baratela sairá pelo Republicanos e terá o partido de Oscar na base de apoio. "Nosso grupo está bem estruturado e estamos fazendo o trabalho de bastidores", revela. Completam a base de correligionários os partidos Cidadania, PSB e União Brasil.

Divulgação - O atual vice-prefeito Fernandes Baratela sairá pelo Republicanos e terá o partido de Oscar na base de apoio - Foto: Divulgação
O atual vice-prefeito Fernandes Baratela sairá pelo Republicanos e terá o partido de Oscar na base de apoio - Foto: Divulgação

Baratela pretende eleger-se chefe do executivo por considerar que os trabalhos desenvolvidos nesta gestão são de médio e longo prazo e suas etapas passam de um mandato para outro. "Quero dar continuidade para deixar Tarumã entre os melhores Municípios do Brasil através de nossas ações", justifica.

Oposição

Em reunião na noite de sexta-feira, 02 de fevereiro, a oposição à atual gestão lançou o empresário Fernando Roncada do PSD como pré-candidato. Compõe a chapa com ele Valdemar Fadul do Partido Liberal (PL) e completam a sustentação ao pré-candidato o apoio dos partidos MDB e Podemos com chapa de vereadores.

Para formatar sua pré-candidatura, ele justifica que "Fui procurado pelo Fadul e o PSD após o falecimento do Marcos Silveira para que representasse a chapa. O movimento foi muito forte e eu aceitei", explica.

Divulgação - O empresário Fernando Roncada do PSD saiu como pré-candidato - Foto: Divulgação
O empresário Fernando Roncada do PSD saiu como pré-candidato - Foto: Divulgação

Roncada considera possuir características semelhantes com Silveira que disputou as duas últimas eleições obtendo votação expressiva. Vítima de câncer, o político faleceu prematuramente aos 47 anos em setembro de 2023.

Em 1996, Fernando, na época com 27 anos, concorreu à prefeitura com o respaldo de Oscar Gozzi. Ele explica sua intenção de buscar novamente o cargo, desta vez como representante da oposição, argumentando que "Tarumã necessita de maior humanização em todos os serviços públicos, especialmente na Saúde, que será o ponto central em nossa gestão", justifica.

Terceira via

As últimas duas eleições foram caracterizadas pela polarização entre o PSDB e o PSD.

Para o atual pleito, o PDT lança como pré-candidato Silvio Marcos da Silva. Conhecido como Silvio do Bolão, ele afirma que "desde a última eleição eu já tinha lançado o meu nome para fazer um trabalho ao longo do tempo. Nunca gostei de fazer política em seis meses", explica. Ao contrário dos dois postulantes prévios que já têm suas alianças políticas consolidadas, Silvio considera que "no momento será partido único" e caso houver interessados "nós vamos conversar", explica.

Divulgação - Para o atual pleito, o PDT lança como pré-candidato Silvio Marcos da Silva, conhecido como Silvio do Bolão - Foto: Divulgação
Para o atual pleito, o PDT lança como pré-candidato Silvio Marcos da Silva, conhecido como Silvio do Bolão - Foto: Divulgação

O pré-candidato nunca ocupou cargo eletivo, mas considera que sempre foi engajado frente aos assuntos políticos de Tarumã. "Eu tenho uma visão mais ampla. Tarumã tem que ser mais bem aproveitada. As portas precisam estar abertas para qualquer empresa que queira se instalar nesta cidade", justifica.

O deputado Ricardo Madalena esteve presente na reunião da oposição e concedeu entrevista ao Portal Assiscity, momento em que detalhou os objetivos do Partido Liberal em Tarumã e na região do Vale do Paranapanema. Ele sustenta que o partido visa manter a parceria entre PSD e PL, que já aconteceu anteriormente, e comenta sobre a presença da sua legenda em Tarumã. "Tenho convicção que essa pré-candidatura que estamos viabilizando hoje vai ter êxito. Eu não tenho dúvida. Precisamos esperar findar as filiações", enfatiza.

Divulgação - O deputado Ricardo Madalena - Foto: Divulgação
O deputado Ricardo Madalena - Foto: Divulgação

Sobre a expansão e movimentações do Partido Liberal na região, o parlamentar considera que o PL está em evidência com 99 deputados federais e 19 estaduais e "está se fortalecendo em toda região em cidades como Tarumã e Assis. Em Palmital estamos viabilizando o lançamento de candidato assim como em Ourinhos. Nós temos o PL forte no Vale do Paranapanema e no estado todo", argumenta.

Ricardo Madalena ainda destaca que o partido pretende estar presente em todas cidades da região com candidatos ao executivo objetivando eleger 150 prefeitos no estado. Ele esclarece que "em várias cidades estamos fazendo coligação com o MDB ou com o PSD lançando o vice. Estamos caminhando unidos com esses partidos".

O prazo para filiação partidária se encerra em 6 de abril, ou seja, seis meses antecedendo o dia da eleição, agendada para 6 de outubro.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias