Buscar no site

Pescadores capturam pintado com mais de 10kg no Rio Paranapanema em Florínea

A pesca do pintado foi liberada recentemente

Redação AssisCity

  • 13/04/23
  • 11:00
  • Atualizado há 55 semanas

Nesta segunda-feira, dia 10 de abril, Amarildo Albuquerque, de 35 anos, e seu pai Amauri, de 60, pescadores profissionais que vivem da pesca e venda de peixes há mais de 20 anos, capturaram um peixe pintado com mais de 10kg no Rio Paranapanema, em Florínea.

Divulgação - Amauri, de 60 anos durante a pesca - Foto: Divulgação
Amauri, de 60 anos durante a pesca - Foto: Divulgação

Eles contam que ficaram surpresos ao ver o tamanho do peixe, que foi pescado durante um dia comum de trabalho. "A pesca do peixe foi liberada recentemente e já logo de cara consegui encontrá-lo. Agora preciso mandar foto até pra colônia de pescadores para mandarem para marinha, mostrando que o peixe voltou", conta Amarildo.

Divulgação - Amarildo de 35 anos com o peixe - Foto: Divulgação
Amarildo de 35 anos com o peixe - Foto: Divulgação

Florínea é conhecida como Paraíso da Pesca no Vale Paranapanema, e Amarildo e Amauri são pescadores experientes na região. A captura do peixe chamou a atenção do Secretário de Cultura e Turismo do município, Ítalo Garcia, que presenteou os pescadores com uma camiseta como forma de reconhecimento pelo feito.

Divulgação - Amarildo com o secretário Ítalo Garcia - Foto: Divulgação
Amarildo com o secretário Ítalo Garcia - Foto: Divulgação

Nas redes sociais, os pescadores também foram homenageados pela captura do peixe pintado, que é um sinal de que a região está se recuperando da ameaça de extinção dessa espécie.

Pesca do pintado foi liberada após período de defeso

O Ministério do Meio Ambiente voltou atrás na decisão de proibir a pesca do pintado (ou surubim) (Pseudoplatystoma corruscans), espécie de água doce, ameaçada de extinção. Com isso, a prática que estaria proibida permanentemente voltou a ser liberada após período de defeso, a partir do dia 28 de fevereiro de 2023. A prática da pesca deve ser feita apenas de maneira sustentável.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais