Cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, compararam 14 tipos de máscaras de pano quanto à proteção contra a doença causada pelo coronavÃrus Sars-CoV-2.
O Brasil ultrapassou, nesta semana, a marca de 200 mil mortes por Covid-19, a doença causada pelo coronavÃrus Sars-CoV-2. Embora vacinas já estejam sendo aplicadas em diversos paÃses, o Brasil ainda não tem data para começar a imunização.
E, mesmo com vacina, especialistas alertam que o uso da máscara deve continuar sendo essencial por mais algum tempo.
Mas qual o melhor material para protegermos uns aos outros da doença?
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, publicado na revista cientÃfica "Science" em setembro, comparou a eficiência de 14 tipos de máscara. Veja na imagem abaixo, organizada da mais eficiente para a menos eficiente:
Eles mediram o quanto as máscaras conseguiam impedir que as gotÃculas expelidas por uma pessoa ao falar se espalhassem pelo ambiente.
'Considerando que as partÃculas menores são transportadas pelo ar por mais tempo do que as gotas grandes (as gotas maiores caem mais rápido), o uso de tal máscara pode ser contraproducente', alertaram os pesquisadores no estudo.