29 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

CVV de Assis prestou quase 5 mil atendimentos em menos de um ano

Os atendimentos são prestados via 188

No mês dedicado ao combate e prevenção ao suicídio é preciso falar sobre canais que oferecem serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, como é o caso do Centro de Valorização da Vida, (CVV), recém implantado na cidade e que está redobrando os horários de atendimento decorrente ao 'Setembro Amarelo'.

O canal funciona através de ligação gratuita por telefone fixo ou móvel, pelo número 188. Segundo a voluntária Rosana, quando alguém liga para o CVV um voluntário atende de qualquer um dos 120 postos espalhados pelo Brasil.

"Existem postos com funcionamento 24h por dia. Em Assis o posto de atendimento foi inaugurado em dezembro de 2019 e hoje contamos com 10 voluntários. É importante ressaltar que durante todo o mês de setembro nós estamos dobrando o plantão para conseguirmos atender a maior demanda possível", explica Rosana.

divulgação


Em menos de um ano de funcionamento, ou seja, em 9 meses, o posto de Assis já atendeu 4.797 pessoas via 188, pois Assis ainda não dispõe de atendimento por chat, e-mail e presencial, o que já ocorre em outros postos.

Rosana destaca que todos os atendimentos feito pelos postos, independente se são online ou por telefone, seguem o protocolo de sigilo. "O atendimento é através de conversa anônima e sigilosa. Não há gravação da conversa e o voluntário atende sem julgamentos ou críticas e aceita a pessoa como ela é, fazendo todas as orientações para que ela se sinta melhor, mais segura e confiante".

O atendimento é único e não há retorno de ligação de um voluntário específico. "O CVV não funciona como tratamento psicológico, sendo apenas um apoio emocional e prevenção ao suicídio", finaliza Rosana.

Voluntários

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode ser voluntária. Não é necessário formação profissional e o requisito é ter disponibilidade para ajudar o próximo. Diante da pandemia, a formação para voluntários está sendo realizada de forma EAD.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.cvv.org.br e optar pelo posto de Assis.

É necessária a disponibilidade de atendimento com acolhimento e compreensão, sem julgamentos ou preconceitos em relação à pessoa, por um período de 4 horas semanais
Redação Assiscity
+ VEJA TAMBÉM