Buscar no site

População deve ficar atenta com presença de escorpião em residências

Moradores do Jardim Santa Clara sofrem com presença de escorpiões em suas casas

Redação AssisCity / Foto: Divulgação

  • 12/01/17
  • 06:00
  • Atualizado há 381 semanas

Os escorpiões, animais peçonhentos que atemorizam a população, são mais frequentes em residências na época chuvosa, pois procuram lugares mais secos para se alojarem. Os moradores do Jardim Santa Clara estão atemorizados com a presença constante desses bichos.

Alessandra dos Reis, 40 anos, moradora do Bairro Assis III, conta que a sua mãe, residente na Rua João Vítor, no Santa Clara, lida com escorpiões quase que diariamente, visto que esses artrópodes vêem à casa, a partir de uma mata próxima, e inclusive já picou a sua sobrinha há dois meses, o que a deixa mais angustiada.

"Os escorpiões são muito apavorantes, a minha sobrinha já foi picada, tivemos que levá-la à UPA, felizmente está bem. O quintal da minha mãe é limpo, mas tem muito lixo na mata próxima. A população joga entulho, o que proporciona a proliferação desses bichos, mas mesmo assim vêem para a residência da minha mãe", reclama.

Alessandra ressalta ainda que não sabe o local destinado para descartar os escorpiões e explica que a família tem o hábito de colocá-los em um recipiente de vidro com álcool para matá-los.

"Realmente, não sabemos o que fazer; os escorpiões sempre apareceram na casa da minha mãe, que é limpa, mas enquanto houver o descarte de lixo pela população na mata próxima a situação não vai mudar. Queria pelo menos saber o que devo fazer com eles", afirma.

O médico veterinário da Vigilância Epidemiológica, João Francisco Bertogna, explica que os escorpiões não podem ser destinados a lugar algum, entretanto, orienta os munícipes a se precaverem contra os animais peçonhentos.

"O que fazemos é orientar a população a evitar que esses animais entrem em suas residências, através da pulverização e práticas de limpeza do quintal e áreas próximas, como evitar restos de árvores, alimentos, entulhos de construção, além de colocar o lixo para a coleta no horário adequado. Em caso de picada, o indivíduo deve procurar um médico. Em postos de saúde e na Secretaria da Saúde há folders com orientações acerca da prevenção em caso de contato com animais peçonhentos", diz Bertogna.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais