As obras do Terminal Rodoviário de Assis continuam paradas. Elas começaram no fim do ano de 2014 e a conclusão estava prevista para o mês de maio, mais tardar junho de 2015. Mas, um impasse se instaurou no local devido ao armazenamento de materiais antigos, como as telhas de amianto, que ainda não foram retiradas e podem ser prejudiciais à saúde humana,como também servirem de abrigo para o mosquito da dengue.

De acordo com o vereador Valmir Dionizio, do PSC, que fez uma visita ao local na última semana, os comerciantes da área e passageiros têm reclamado do transtorno das obras, tanto pela letargia da reforma e quanto pelas telhas que são um perigo eminente à saúde humana.

“As obras estão em um ritmo lento. Depois de assinado o convênio com o DER, a segunda parcela ainda não foi liberada pelo órgão estadual. A Prefeitura demorou para mandar a medição, assim fica difícil para a empreiteira dar prosseguimento nas obras. Além disso, é uma grande falta de respeito com a saúde humana as telhas jogadas. Devem dar uma destinação correta a elas, pois o amianto é uma substância cancerígena, além disso, elas podem ser lugares para criadouros do mosquito”, disse Valmir.

“As telhas deveriam ser destinadas para alguma instituição de caridade como a APASS, por exemplo, que faz um importante trabalho com os animais silvestres para servir de cobertura aos animais”, acrescenta o vereador.

Ainda segundo o vereador, algumas telhas foram roubadas e haver maior fiscalização, porque elas são um patrimônio público e também a pessoa que está pegando pode estar com um material nocivo à saúde humana.

O outro lado

O secretário de Planejamento, Obras e Serviços, Valter de Souza Filho alega que a destinação final das telhas precisa de um estudo aprofundado para ver o quanto o amianto é nocivo a saúde humana, e é necessário um processo de solubilização e lixiviação.

Em relação ao atraso das obras Valter explica: “A reforma do Terminal Rodoviário está atrasada, pois o custo total da obra gira em torno de R$ 900.000,00, que seriam parcelados em três vezes. A primeira parcela já foi liberada pelo DER, a segunda foi liberada na última sexta-feira, assim ficará mais fácil para que a obra seja concluída”, disse.

De acordo com o secretário, a cada fechamento de etapa de obras, há a necessidade de prestações de contas que passa por trâmites burocráticos do órgão estadual.

“Assim, a construtora desacelera a obra para que o dinheiro necessário seja depositado em sua conta, mas com o repasse dos outros R$ 300.00,00 o processo será mais rápido. Resta somentea última parte. Desse modo, quero frisar que as obras no Terminal vão terminar logo e que em nenhum momento ficaram paralisadas, exceto no período de festas de Natal e Ano Novo, conforme o planejado”, relata.

Telhas de amianto no Terminal Rodoviário geram reclamação por parte de usuários e comerciantes
Telhas de amianto no Terminal Rodoviário geram reclamação por parte de usuários e comerciantes
Telhas de amianto no Terminal Rodoviário geram reclamação por parte de usuários e comerciantes

Share.
???? Participe do canal do Assiscity no WhatsApp na região

NOSSOS COLUNISTAS