Os vereadores de Paraguaçu Paulista irão votar nesta segunda-feira (19), às 20h, a proposta de emenda a LOM que prevê o aumento no número de vereadores.
A emenda prevê o aumento de 9 para 13 no número de vereadores em Paraguaçu Paulista. A Lei Orgânica do município leva em consideração o índice populacional estabelecido pela Constituição Federal, que fixa apenas o limite máximo para a composição das Câmaras Municipais.
O aumento no número de cadeiras no legislativo tem causado polêmica e dividido opiniões em Paraguaçu Paulista. Em uma enquête realizada pelo Paraguacity.com a maioria dos internautas votou contra a proposta, sendo que das 3.037 pessoas que votaram, apenas 12% são favoráveis ao aumento de cadeiras no legislativo.
A alegação pelos votos contrários é de que esse aumento traria mais gastos aos cofres públicos. No entanto, as contas da Câmara Municipal têm demonstrado o contrário.
Em 2004, quando o município contava com 15 vereadores, os gastos da Câmara foram de R$994.056,12. Já no ano seguinte, quando o número de vereadores foi reduzido a apenas nove cadeiras, os gastos foram de R$1.019.269,37, ou seja, as despesas aumentaram em mais de R$25 mil, mesmo com um número menor de vereadores no município.
Caso aprovada, a proposta passa a valer a partir das próximas eleições. A sessão ordinária é aberta a toda população.










