Buscar no site

Casal de venezuelanos pede ajuda nas ruas de Assis

Os estrangeiros desejam ir embora para o Uruguai

Redação AssisCity/ Fotos: AssisCity

  • 28/01/20
  • 08:00
  • Atualizado há 222 semanas

Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, um casal de venezuelanos foi visto pedindo ajuda nos semáforos da Avenida Otto Ribeiro, em Assis. Com a bandeira da Venezuela na bolsa e um cartaz nas mãos, os dois pedem dinheiro e comida pelas ruas.

O casal, que não quis se identificar, disse que há alguns meses deixaram a Venezuela por conta da crise que o país está enfrentando.

"A situação é difícil e por isso viemos embora. Deixamos família para trás e gostaríamos de recomeçar as nossas vidas no Uruguai", relata.

Divulgação - Casal de venezuelanos está pedindo dinheiro e comida pelas ruas de Assis
Casal de venezuelanos está pedindo dinheiro e comida pelas ruas de Assis

Muitos dos imigrantes não gostam de se identificar para não preocuparem seus familiares que ficaram no país com a situação que eles estão enfrentando por aqui.

"Muitas pessoas não entendem, pensam que somos baderneiros. Mas na verdade somos trabalhadores que deixaram o lugar em que viviam em busca de novas oportunidades, porque do jeito que estava não dava pra viver".

Muitos desses venezuelanos conseguem abrigos através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que presta serviços médicos e de regularização de documentos.

De acordo com a ACNUR, até julho de 2019, 168 mil venezuelanos entraram no Brasil. A maioria desses estrangeiros chegaram pela cidade de Pacaraima, que fica localizada no estado de Roraima.

Divulgação - Objetivo deles é chegar ao Uruguai, onde esperam ter mais oportunidades
Objetivo deles é chegar ao Uruguai, onde esperam ter mais oportunidades

Alguns conseguem passar pelo processo de interiorização, um programa do Governo Federal que distribui os imigrantes para outros lugares do país com apoio da Força Aérea Brasileira. Esse trabalho é para desafogar o intenso número de pessoas que ficam no estado de Roraima.

Em 2008, São Paulo foi o terceiro estado do Brasil que mais recebeu venezuelanos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais