Buscar no site

Consórcio Aeroportos São Paulo assume compromisso de instalar PAPI no aeroporto de Assis e negociações são promissoras

Reunião foi realizada entre diretor da ASP Álvaro Cardoso e secretário de Desenvolvimento Econômico Ivan Serra

Redação AssisCity

  • 27/03/23
  • 16:00
  • Atualizado há 56 semanas

O diretor Álvaro Cardoso do Consórcio Aeroportos São Paulo - ASP, que opera 11 aeroportos no Estado de São Paulo, comprometeu-se nessa semana com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Ivan Serra em instalar no Aeroporto Estadual Marcelo Pires Holzhausen de Assis o equipamento PAPI, que permite qualquer empresa aérea operar com voos regulares no município atendendo toda a região.

Segundo o diretor, "os investimentos para aquisição e implantação do PAPI em Assis, assim como em outros aeroportos, já estão previstos, sendo que em alguns deles já iniciamos os serviços, e nós temos o compromisso de melhorar as estruturas aeroportuárias de nossa concessão e no caso de Assis atender toda a região".

Para o secretário Ivan Serra esse é um grande passo, visto que o equipamento é de alto custo e seria difícil de ser adquirido pela municipalidade. "Para pensarmos em operar com voos em aeronaves de médio e grande porte em Assis, o primeiro passo seria adquirir o PAPI, mas o município não poderia comprar de imediato. Porém, com o compromisso do diretor adquirir e implantar o equipamento podemos vislumbrar para um futuro bem próximo, o nosso aeroporto reativado, gerando empregos, atendendo diversas demandas e atraindo empresários para nossa cidade, visto a facilidade de transporte rápido e diário".

Divulgação - Ivan Serra, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e o diretor Álvaro Cardoso
Ivan Serra, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e o diretor Álvaro Cardoso

Dentre as demandas existentes, o secretário Ivan Serra expõe ao diretor do Consórcio ASP o turismo de negócios e o turismo de serviços médicos que são fortes no município, além de outros em diversos setores.

Ainda na reunião de quinta-feira ficou definido que a próxima etapa do processo de reativação do aeroporto será a aquisição do EPTA, Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo.

O PAPI

PAPI - Precision Approach Path Indicator, em português "Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão", é um sistema de ajudas visuais de luzes à navegação aérea, que informa ao piloto a altitude correta da aeronave quando faz a aproximação para realizar o pouso, indicando a posição da aeronave em relação à inclinação ideal para aproximação à pista. O equipamento é comercializado por mais de R$ 1 milhão .

A privatização

A privatização de aeroportos do Estado de São Paulo foi anunciada em 2019, pelo então governador João Dória com a abertura de licitação em 2021. Após o processo houve a esperança de Assis voltar a operar voos regulares com articulação entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Assis e a Secretaria de Aviação Civil - SAC, para inserir Assis no PAN.

Reabertura de outros aeroportos

Na última quinta e sexta-feira houve a reinauguração dos aeroportos regionais de Araraquara, São Carlos e Franca, administrados pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) com a presença da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (SETUR-SP)

Araraquara, São Carlos e Franca devem retomar os voos comerciais nos próximos meses. Destinos são muito importantes para o aumento do fluxo de visitantes no interior paulista.

O discurso de Roberto de Lucena, secretário da SETUR, sobre a reinauguração desses aeroportos, aplica-se também a Assis: "A conectividade aérea vai tornar acessíveis à população destinos de enorme potencial do interior do estado, levando desenvolvimento, empregos e renda aos moradores. São municípios estratégicos, prontos para receber os visitantes e avançar em vocações diversificadas".

Receba nossas notícias em primeira mão!