Buscar no site

Estelionatários aplicam golpe do cartão bancário e Polícia Civil de Assis faz alerta à população

Estelionatários conseguem desviar ligação e obter dados das contas das vítimas

Redação AssisCity/ Foto: Arquivo

  • 07/08/19
  • 18:00
  • Atualizado há 246 semanas

A Polícia Civil de Assis está investigando um golpe de estelionato que tem feito vítimas na cidade. De acordo com o delegado Marcelo Armstrong, as vítimas recebem uma ligação informando que o cartão da sua conta bancária foi possivelmente clonado ou alegando que é para confirmar uma compra de alto valor. Na ocasião, o golpista informa que alguns dados precisam ser verificados.

"Geralmente o golpista se identifica como funcionário da instituição financeira do cliente. Ele diz que o cartão possivelmente foi clonado ou utilizado em algumas compras, pedindo para que a vítima confirme seus dados. O golpista também pede que a pessoa ligue na Central do Banco, geralmente a linha 0800 ou para a própria agência do correntista, mas essa ligação de alguma forma é desviada para outro golpista, que consegue colher as informações da vítima", afirma.

Segundo Armstrong, a Polícia Civil está investigando como os estelionatários conseguem desviar a ligação antes mesmo que ela caia na central do banco.

"A vítima de fato liga para o 0800 do seu banco ou até mesmo para sua agência bancária, porém a ligação é captada antes de chegar à central. Os estelionatários utilizam a rede na localidade onde a linha da vítima está e têm conhecimento técnico para isso. Quando o golpista atende a ligação, o cliente acha que está falando com um funcionário do banco e acaba passando os dados", salienta.

Outro ponto do golpe ressaltado pelo delegado é que os estelionatários informam à vítima que um funcionário do banco passará na sua residência para recolher o suposto cartão clonado, permitindo que os golpistas façam compras, saques e outras movimentações bancárias.

"Nosso alerta à população é que nenhuma instituição bancária manda funcionários recolherem os cartões de seus clientes, nem solicita códigos de segurança, senhas ou números dos cartões. O cliente só deve entregar seu cartão, caso necessário, para os funcionários devidamente identificados da agência, mediante recibo. Além disso, as senhas são individuais e intransferíveis, então nunca deve ser passada para ninguém", reforça.

Segundo o delegado, algumas vítimas já registraram Boletins de Ocorrência relatando casos semelhantes, como o idoso que foi alvo do golpe de estelionato em Assis. Em caso de dúvidas, a orientação é que o cliente procure sua agência bancária e converse com o gerente responsável.

Arquivo - Polícia Civil alerta população sobre golpe praticado em Assis envolvendo cartões bancários
Polícia Civil alerta população sobre golpe praticado em Assis envolvendo cartões bancários

Leia também: Idoso é alvo de golpe de estelionato em Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais