Buscar no site

Faixa e cruzes colocadas na rotatória do São Francisco de Assis são danificadas

Manifestação foi feita após Município bater a marca de 300 mortes pela COVID-19

Redação AssisCity/ Imagens:

  • 10/06/21
  • 17:00
  • Atualizado há 150 semanas

Nesta quinta-feira, 10 junho, Karol Tedesque, um dos organizadores da manifestação artística em alusão às mortes em virtude da COVID-19, feita na rotatória do São Francisco de Assis, foi até suas redes sociais denunciar um ato de vandalismo no local.

Nas imagens publicadas pelo advogado Karol Tedesque, nas redes sociais, é possível ver a faixa, que traz como mensagem principal a frase "A culpa também é sua", toda rasgada e as cruzes colocadas para representar cada uma das vidas perdidas pela COVID jogadas pelo chão.

Karol Tedesque

A manifestação foi realizada no dia 7 de junho, segunda-feira, quando a rotatória do São Francisco de Assis, localizada na Rui Barbosa, amanheceu com 308 cruzes em apelo por consciência coletiva no combate a COVID-19.

Confira o texto publicado pelo advogado:

Você pode rasgar a faixa, pode queima-la, pode fazer o que bem entender... Mas você NUNCA tirará de sua memória as palavras que nela estavam escritas, se te incomodou ao ponto de destilar seu ódio, intolerância e inconformismo, o fazendo vir com seu carro ou a pé até aqui para fazer isso com ela, significa que em algum lugar aí dentro de você as palavras escritas te incomodaram e fizeram você olhar para algo aí dentro que insistia em esconder. E quando iluminamos nossas sombras acessamos pensamentos e atitudes que insistimos em negar. E isso diz muita coisa, essa faixa rasgada apenas complementa a obra...

Há um ditado que diz algo mais ou menos assim, "A obra quando está pronta, não pertence mais ao artista, ela tem vida própria e ao mundo e a sociedade onde está inserida cabe dar sequência."

Karol Tedesque

Não vejo uma faixa rasgada, vejo um sinal dos nossos tempos, tempos onde tentam a todo instante rasgar a constituição, rasgar a liberdade de expressão, rasgar a tolerância, rasgar a livre manifestação artística, rasgar a liberdade, rasgar a divergência de pensamentos, rasgar nossas maiores conquistas, vejo retrocessos, vejo censura, sinto na pele a dor de uma sociedade doente e louca pela intolerância cada vez maior.

Hoje já chorei, e como diria Belchior, "ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro."

A arte ganhou vida e assim se perpetuará.

Karol Tedesque

Cabe a cada um de nós interpretar e sentir esses rasgos raivosos na faixa...

PS. A Rotatória possui câmeras gravando em todos os ângulos 24 hs por dia, quem tiver interesse em achar o "autor", fica fácil saber, existem imagens...

Mas confesso que não cabe a mim essa apuração e nem tenho interesse nisso, minha parte eu já fiz, e agora a obra tem vida própria não só pelas minhas mãos, mas também daqueles que não concordam comigo...

Volto a dizer e insistir, respeitem as cruzes, algumas aparentemente foram chutadas no mesmo ato, mas já as arrumei agora de manhã.

Algumas cruzes começam a receber flores, provavelmente de familiares, então quanto a isso eu peço e exijo respeito máximo. E se algo acontecer com elas, aí sim farei questão de tomar todas as medidas judiciais e extra judiciais possíveis para apuração, identificação e responsabilização.

E na próxima semana irei retirar TODAS as cruzes de lá, inclusive os restos da faixa...

Receba nossas notícias em primeira mão!