Buscar no site

Após caso em Palmital, busca pela vacina contra Meningite aumenta

A vacina está disponível na rede pública e particular de Assis e tem gerado preocupação na região

Redação AssisCity/ Fotos: Ilustrativa

  • 25/05/17
  • 07:00
  • Atualizado há 361 semanas

Na semana passada, o caso do menino de cinco anos, morador de Palmital, que foi diagnosticado com meningite repercutiu nas redes sociais. Ele estava com suspeita de febre maculosa e chegou a ser internado, mas teve uma convulsão e o exame demonstrou que se tratava de meningite viral.

A criança foi encaminhada para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde segue fazendo tratamento.

O caso levou os pais a procurarem pela vacina nos postos de saúde. A meningite é uma doença grave e que atinge especialmente as crianças. A forma de prevenção mais eficaz é a vacinação, mas há diferenças entre as vacinas. A vacina Meningocócica C conjugada está disponível na rede pública para crianças de dois meses a dois anos de idade. Já a vacina Meningocócica Conjugada ACWY e a vacina Meningocócica B só estão disponíveis na rede privada.

A meningite C é um tipo de meningite bacteriana causada pela Neisseria meningitidis. Os principais sintomas de meningite C são febre alta, igidez na nuca que gera dificuldade de encostar o queixo no peito, dor de cabeça, manchas de pele grandes ou pequenas, confusão mental, dor de garganta, vômitos e náuseas.

Veja quais são as principais dúvidas e esclarecimentos para a população sobre essa grave doença:

O que é meningite?

A meningite é um processo inflamatório e/ou infeccioso das membranas que envolvem o cérebro, provocando reação purulenta detectável no líquor, que é o líquido que banha o sistema nervoso.

As meningites podem ser bacterianas (ou purulentas), virais e granulomatosas (tuberculosas e fúngicas) ou mesmo fazer parte da evolução de algumas doenças autoimunes.

Qual a importância das meningites bacterianas?

As meningites bacterianas têm sua causa relacionada com a faixa etária e a provável porta de entrada do agente infeccioso. Constituem-se numa doença infectocontagiosa com alta prevalência na faixa etária pediátrica, acarretando perdas motoras, neurossensoriais e suas consequências (surdez, retardamento mental, paralisia motora, etc.), além de alta mortalidade. É um sério problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento, com um alto ônus social. Por estes motivos é muito importante a prevenção através da vacinação.

Como se contrai meningite bacteriana?

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através das gotículas de saliva eliminadas por indivíduos portadores das bactérias em orofaringe. Nessas pessoas, as bactérias colonizam a orofaringe muitas vezes sem causar doença.

Como é doença de incubação muito rápida e muito grave, não adianta vacinar depois de um contato íntimo com um paciente. A melhor maneira de evitar o contágio é estar previamente vacinado.

Como evitar meningites bacterianas?

A melhor maneira de evitar é prevenindo antes que um contato com a doença ocorra e hoje existem algumas vacinas disponíveis, mas com diferenças importantes entre elas.

Contra a doença meningocócica, existem dois tipos de vacina: as vacinas conjugadas (C e ACWY) e a vacina meningocócica B.

As vacinas conjugadas contra a meningite meningocócica tem elevada eficácia e conferem proteção prolongada. A vacina meningocócica conjugada C foi incluída no calendário público de vacinação do Brasil em 2010, para crianças de 2 meses até 2 anos de idade.

A vacina meningocócica conjugada ACWY e a vacina meningocócica B só estão disponíveis na rede privada de clínicas de vacinação. A importância destas vacinas reside no fato de que muitos países, inclusive o nosso, vêm observando aumento na proporção de casos de doença meningocócica pelos sorotipos B e W. Além disso, em muitos países o risco de infecção pelos tipos B, A, W e Y é maior que no Brasil, de modo que esta vacina se torna a melhor opção para viajantes.

Corre-se o risco destas vacinas causarem meningite?

Não, pois nenhuma destas vacinas é feita com microrganismos vivos, apenas com parte ou fragmentos deles, capazes de desencadear a resposta imunológica com produção de anticorpos, mas incapazes de provocar doença.

Onde encontro as vacinas contra meningites bacterianas?

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção desses problemas e a vacina está incluída na rede pública, no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS), no calendário de vacinação da criança, sendo uma dose aos 3 meses, outra dose aos 5 meses e um reforço aos 12 meses.

Em 2017, o MS passa a disponibilizar a vacina Meningo C conjugada para adolescentes de ambos os sexos, de 12 a 13 anos. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídas crianças a partir de 9 anos.

Já na rede privada, estão disponíveis a vacina ACWY e a Meningocócica B.

Para as crianças que precisam se vacinar e estão no calendário do SUS, basta procurar as Unidades de Saúde em Assis, com a carteira de vacinação.

Já quem quiser se proteger contra a doença na rede privada, pode procurar em Assis o Centro de Vacinação Imunne, cujo número de telefone é (18) 3322-2551 e (18) 98152-2309 (WhatsApp). A Imunne fica na Avenida Nove de Julho, n° 390, no Centro.

Confira a disponibilidade e os tipos de vacinas contra a meningite:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais